Sem sombra de dúvidas, o detetive mais famoso da literatura, o Sherlock de Sir Arthur Conan Doyle é fonte de inspiração para a esmagadora maioria daqueles que viriam depois dele. Holmes é a encarnação do poder da lógica e do estudo.
Idade recomendada: 11+ anos
Nessa obra se forma uma das duplas mais conhecidas de todos os tempos: Sherlock e Watson. Em sua primeira aventura juntos, vão embarcar em um mistério sangrento onde a vítima nem sempre é o que parece. Aqui é introduzida a ferramenta mais poderosa de Sherlock: a arte da Dedução. Uma excelente obra introdutória para a série.
Idade recomendada: 11+ anos
Uma das melhores aventuras de Sherlock Holmes, aqui encontramos a história de uma morte misteriosa envolvendo uma lenda fantasmagórica que, ao que tudo aponta, parece ter ares de verdade. Holmes e o fiel Watson confrontam aqui sua lógica imbatível com uma criatura vinda do próprio Inferno, mostrando que, mais do que qualquer monstro, devemos temer o pecado e a maldade humana.
Muito menos conhecido que o detetive de Baker Street, o Padre Brown de G. K. Chesterton não perde em nada para o mesmo. Inclusive, há de se achar motivos para dizer que o supera infinitamente. Isso porque o primeiro conhece os delitos humanos. Nosso bom e aparentemente inofensivo padre conhece os recônditos do pecado e da alma humana. Enquanto outros detetives se preocupam com entregar malfeitores à justiça humana, Padre Brown usa sua mente aguçada e seu conhecimento de confessionário para fazer de tudo para salvar as almas dos envolvidos.
É uma leitura mais difícil, no entanto, requerendo um leitor mais maduro.
Idade recomendada: 14+ anos
A primeira apresentação do bom padre e seus primeiros casos. Aqui temos tanto mistérios terríveis, como engraçados e leves. Recomendo prestar atenção à relação de nosso sacerdote com um certo criminoso que aparece logo no primeiro conto, bem como a consequência que a ação do padre tem na sua vida.
Idade recomendada: 14+ anos
O segundo volume das aventuras do padre, vemos logo no primeiro conto uma brincadeira de Chesterton com o famoso detetive que teria inspirado em certa medida nosso sacerdote detetive. Em uma mistura de comédia e suspense, vemos o padre levantar poderosos questionamentos com relação ao pacifismo, ao sistema judiciário, à vaidade e muitos outros temas.
O Forjando Caráter é um projeto fundado pelos professores João Gabriel P. Barbosa e Gabriel L. Vaccarello com o intuito de fornecer conteúdo de formação a jovens que desejam se desenvolver como pessoa e alcançar suas vocações, bem como a pais e educadores católicos que buscam formação humana e espiritual para seus educandos.